segunda-feira, 2 de julho de 2007

Festival reúne talentos do samba no Tuca

O Primeiro Festival de Samba Paulista, realizado nos dias 26 e 27 de junho no Tuca, foi um verdadeiro festival de criatividade e talento. Com apresentação de 12 composições vindas de diversas regiões do estado, tivemos a casa lotada, torcidas animadas e representantes do samba paulista por todo canto.

Para concorrer aos prêmios da competição de melhor samba, 263 músicas foram inscritas, das quais 12 foram selecionadas para serem apresentadas no festival. O que se viu foi uma variedade de modalidades de sambas, do samba de roda ao samba canção, do partido alto à bossa nova, do samba breque ao samba sincopado, passando ainda por sambas com toques profundos de jazz.

No primeiro dia, após a apresentação das músicas concorrentes, o público foi brindado com uma taça repleta de nostalgia. Os Trovadores Urbanos cantaram e encantaram a platéia – composta por pessoas de várias idades. Até mesmo os mais jovens fizeram coro para os Trovadores em músicas tradicionais como “Trem das Onze”, “Prova de Carinho” (ambas de Adoniran Barbosa), “Laranja Madura” (Ataulfo Alves), entre outras.

Na segunda e última noite, o clima era de excitação e as torcidas não continham gritos e aplausos para cada música apresentada. Enquanto o júri, composto por Eduardo Gudin, Moisés da Rocha, José Carlos Costa Netto e Zé Luiz Mazziotti decidia a premiação, a presença de Paulo Vanzolini fez o festival chegar ao seu ápice. Músicas como “Ronda” e “Cravo Branco” foram cantadas por sua mulher Ana Bernardo – intérprete de voz rompante –, que ainda pediu a Vanzolini para dar uma palhinha. O compositor não só se emocionou como o fez com todo o público.

Com tantos festivais que são realizados hoje em dia, o Primeiro Festival de Samba Paulista provou que, além de São Paulo ser uma cidade que tem o samba no pé, o samba, diferentemente daquilo que (não) se vê na mídia, está muito mais vivo do que se pensa. Nem morreu, nem renasceu. Continua existindo – e com brilho.

Confira a classificação das músicas no site do Tuca

*Colaborou Heitor Augusto

Nenhum comentário: