sexta-feira, 20 de julho de 2007

Novo prato para se deliciar

O mês de julho, apesar de nos ter presenteado com algumas tragédias, trouxe-nos uma boa notícia, em formato de revista impressa: trata-se da nova Brasileiros, de publicação mensal, conteúdo diferenciado e uma equipe criativa e competente.

O que parecia ser mais uma mídia nas bancas, acabou por surpreender em todos os aspectos. Sob a supervisão de Hélio Campos, Nirlando Beirão e Ricardo Kotscho, o time de reportagem e fotógrafos traz tudo aquilo que não se vê por aí: matérias que tratam do brasileiro, o cidadão, da celebridade ao desconhecido pelo público. Os temas são os mesmos dos trabalhados por qualquer revista – o diferencial é o modo como são abordados. Em literatura, Machado de Assis em quadrinhos; no esporte, entrevista com um bicampeão de boliche que está disputando o Pan; na música, o lançamento de uma coletânea de músicas bregas. Preconceito (reportagem de capa), a luta de vale-tudo, um dossiê sobre biocombustíveis e até mesmo mulheres pilotos-militar da FAB, são outros temas encontrados em Brasileiros.

Pessoalmente, a matéria que mais me chamou a atenção foi com o ator global Walmor Chagas, um senhor que faz, na grande maioria das vezes, pequenos papéis em novelas. A reportagem é praticamente poética: textos do próprio ator se intercalam com intervenções do repórter, transformando uma reportagem que poderia ser feita em formato comum, em uma ousadia jornalística.

A revista é grande. Muita leitura se tira dela. Sem esquecer, claro, da parte visual, que nada tem de moderno, mas muito de criatividade. Espero que não seja êxito de primeiro número e que a qualidade se mantenha para os próximos. Está de parabéns.

Revista Brasileiros: www.revistabrasileiros.com.br

Nenhum comentário: