terça-feira, 6 de novembro de 2007

Papagaios de Capitão Nascimento

Na noite de ontem, a reitoria da PUC-SP foi ocupada pelos estudantes após uma assembléia para discutir o Redesenho Institucional da Universidade. Discussões sobre o mérito da ocupação, se é correta ou não, deixo para um outro momento. A questão que tem me deixado, como estudante da PUC, mais assustada, são as posições reacionárias, conservadoras e fascistas que têm aparecido no fórum de discussão do blog da ocupação (http://ocupapuc.wordpress.com/).

Frases como: "Bando de vagabundos, não estão satisfeitos com o que a faculdade oferece, troquem!", ou "Invasão de propriedade privada é crime" e até mesmo "no nordeste ainda tem vaga para hippie" povoam a discussão e mostram escancaradamente a eterna e nítida divisão entre os estudantes da Universidade. De um lado, os "petistas comunistas sujos de sovaco peludo" e de outro a "elite engomada cabeça de azeitona futuros advogados de nosso país".

Como já disse, não estou aqui para me posicionar pró ou contra a ocupação. A questão é que está se tornando público e explícito que em uma das mais importantes Universidades do país, estão surgindo e proliferando um sem-número de jovens com posições individualistas, mercantis e preconceituosas. Direitistas sempre existirão, mas o que causa espanto é que, pelo menos no meu conceito de Universidade, esse espaço não está mais gerando conhecimento, que seria a sua função primordial, mas sim indivíduos medíocres sem a menor consciência política.

A intenção da PUC é fazer um Redesenho Institucional. Talvez esse redesenho deva ser feito principalmente na formação desses futuros jovens apreciadores de políticas fascistas. Porque, afinal, para se posicionar dessa forma, só podem ser adeptos da pena de morte, da tortura, de traficante morto... Aposto quanto for que pelo menos 90% desses que pregam que os estudantes ocupantes são "comunistas de sovaco peludo", aplaudiram com gosto os feitos do Capitão Nascimento e, quem sabe, desejam até entrar para o BOPE.

Deixo aqui o blog para vocês acompanharem as discussões e poderem se posicionar:

http://ocupapuc.wordpress.com/
E-mail: ocupapuc@gmail.com

6 comentários:

Anônimo disse...

É um alívio pra alma ler o seu texto depois de passar a tarde toda tentando discutir com esse bando de babacas no fórum do blog. O pior é que não adianta, a gente tenta mil argumentos diferentes e ele só repete as mesmas piadinhas idiotas de sempre que os fascistas usam desde os anos 50.

Isso porque eu nem tava lá defendendo a ocupação, porque se estivesse eles não iam nem ler, iam só mandar depilar o sovaco e lavar louça, como fizeram com todo mundo.

Bjos

Anônimo disse...

CLAP CLAP CLAP!!!

Booooa, Lu! Eu concordo em gênero, número e grau. A importância da ocupação chega a ser menos importante do que notar esses nossos colegas preconceituosos até o cu dar volta. Credo. A gente fala mal do Mackenzie, mas o fascismo está bem ao nosso lado. Dá até vergonha... A PUC já formou tanta gente boa e agora tá assim. Foda.

Bjos

Anônimo disse...

Putz, ficou uma bosta o meu comentário.
Isso que dá usar 90% do cérebro pra criar tópicos no orkut. Que ossada!
Cheio de palavras repetidas... Que coisa feia. Bom, tente captar a mensagem e não o analfabetismo, ok?

Unknown disse...

Nossa Lú entrei hj no blog para acompanhar a discussão da ocupação e fiquei chocada c o q eu li..

Estava lá ontem a noite na Assembléia e na ocupação de fato da Reitoria e acho q mtos estudantes estão c uma visão equivocada dos acontecimetos! Fiquei mto chateada c o q li, n quer apoiar, ok, é uma opção, mas tb n tire a legitimidade do movimento. Fácil é chamar a gente de hippie sovaco peludo, agora eu quero vê esse bando de medíocres facistas fazer alguma coisa pela universidade.......

lamentável ver seus colegas agindo de tal forma!

Anônimo disse...

Parabéns!!! por esse texto, por todos que já li, por tudo que você é... no dia do teu aniversário, primeira vez que escrevo aqui, quero publicamente dizer pra todos do orgulho que sinto pela filha que tenho... um beijão... e a luta continua!
mami

Anônimo disse...

seu texto tá excelente, parabéns por ele e pela data!