segunda-feira, 24 de março de 2008

Internet democrática?

O jornalista Paulo Henrique Amorim, que possuía um blog hospedado no site do IG, o "Conversa Afiada", teve seu contrato rescindido com a empresa na terça-feira passada sem nenhum aviso prévio.

O jornalista recebeu apenas uma notificação quando o blog já havia sido tirado do ar, "sua equipe tivera cancelado o crachá de entrada na sede do portal e o computador sofrera o vexame final de ser lacrado". Nenhuma nota ou aviso aos leitores do blog foi publicada pelo IG. O contrato de PHA estava previsto até 31/12/2008.

A recisão do contrato, feita bruscamente e sem maiores explicações, causa estranhamento. Quando se trata do caso de um dos poucos jornalistas desvinculados do poder e manipulação da grande imprensa (golpista), crítico e combativo, a atitude do portal parece-me esboçar uma verdadeira e descarada atitude de censura. Freqüentadores do blog, como eu, sabem bem que a posição assumida pelo jornalista incomodava os tucanos e a própria grande imprensa. Como nos tempos da Ditadura, aquele que fala demais tem sua boca calada.

Em solidariedade, o editor da revista semanal Carta Capital, Mino Carta, assumiu a atitude de retirar seu blog da hospedagem do portal IG. De acordo com os comentários publicados em seu último post, parece estar surgindo uma onda de boicote ao portal.

A questão que me vem à cabeça é em relação à internet vista como um espaço livre e democrático. Enquanto grandes empresas com nomes que vão de Telefonica e UOL à Terra e IG estiverem com a hegemonia da comunicação, o espaço virtual pode vir a se tornar o espaço real, em que todas as atitudes "subversivas" serão sufocadas, censuradas e ilegais. Por enquanto ainda temos a liberdade de criar nossos próprios sites, mas temos como exemplo o que está acontecendo na China em relação ao Tibete: o governo proibiu o acesso ao Youtube. No Brasil, até uma modelo insignificante conseguiu impedir o funcionamento deste site por algumas horas. E se a Telefonica resolver cortar a conexão de usuários que falam o que pensam e criam suas próprias mídias?

Paulo Henrique Amorim está com seu próprio site: http://www.paulohenriqueamorim.com.br/

Nenhum comentário: