segunda-feira, 6 de agosto de 2007

A cidade cansada

São Paulo é uma cidade cansada.

Uma cidade prestes a entrar em colapso, uma cidade que se encontra em estado de ebulição. Não só por falta de investimentos em todas as áreas, – saúde, habitação, educação – mas porque, simplesmente, não suporta mais nem um carro em suas ruas.

Isso não é novidade para ninguém. Engarrafamento se tornou sinônimo de São Paulo e todos os termos que envolvem esse “fenômeno” urbano já são tão comuns na vida diária que talvez sejam pronunciados tantas vezes quanto “bom dia”: hora do rush, congestionamento, vias alternativas, trânsito.

O que talvez seja novidade são as ações que andam surgindo por aqui e por ali para tentar acabar, ou ao menos conter o trânsito da cidade. O número de ciclistas é cada vez maior, investimentos em construção de ciclovias tem se tornado medidas necessárias, pessoas que largam seus carros em casa e vão ao trabalho por meio de transporte público – tudo isso são alternativas e soluções (ou tentativas) para dar um fim ao caos.

As organizações que vêm surgindo para construir uma nova mentalidade sobre o meio de transporte em São Paulo também têm cada vez mais se multiplicado. Uma delas é o movimento Nossa São Paulo, que entre outras bandeiras levantadas pela criação e melhoria de políticas públicas da cidade, é uma das principais articulistas do Dia Mundial Sem Carro.

O Dia Mundial Sem Carro acontece todo dia 22 de setembro. A proposta é, nesse dia, fazer com que as pessoas deixem seus carros em casa e, coletivamente, despertar a consciência de toda uma população sobre o transporte. Já que vivemos em uma sociedade onde, além de outras ditaduras, existe a do automóvel, este dia serve para provar que o carro não é estritamente necessário e, principalmente, que há diversas alternativas a ele.

Para dar um pontapé, o dia 8 de agosto (quarta-feira) será uma prévia. Vamos tentar, também neste dia, adiantar o Dia Mundial Sem Carro para, em breve, fazermos dessa prática uma prática cotidiana.

Dica de site:
O blog Apocalipse Motorizado é um dos melhores sites sobre a ditadura do automóvel. Com notícias sobre bicicletadas, especulações imobiliárias e dados em números sobre o “apocalipse”, é um bom meio de se informar sobre o que está acontecendo por aí.

Nenhum comentário: