quinta-feira, 23 de agosto de 2007

A Todo Anarquista

Dizem que Deus, após criar o mundo em seis dias, no sétimo descansou. Era domingo. Assim sendo, esse dia tornou-se sinônimo de dia de descanso em todo o mundo. Mas, diferentemente do que está escrito na Bíblia, o Centro de Cultura Social faz de todos os domingos dias de grandes reflexões e ativismo na programação Cinema e Anarquia – Imagens da Subversão & A Subversão da Imagem.

Ao exibirem, sempre no período da tarde, filmes marginais, anarquistas e que suscitam discussão, para, em seguida, realizar debates, o CCS acaba por se tornar um dos principais núcleos do pensamento e da atividade anarquista que existe hoje em São Paulo. Porém, de novo o centro não tem nada, já que sua fundação data de 14 de janeiro de 1933, momento em que os sindicatos já não eram mais o principal foco de militância anarquista.

Criado como “uma organização pública do movimento anarquista destinada a estudar e debater os problemas sociais”, o CCS foi fechado por três vezes, de acordo com o momento político, até reabrir nos dias de hoje (e que, escusas algumas dificuldades, funciona muito bem), enfraquecendo o discurso de que o anarquismo já não tem mais espaço na atual sociedade. Isso porque, além de realizar as exibições de filmes aos domingos, promove debates aos sábados, possui uma livraria e uma biblioteca repleta de material anarquista (disponíveis para empréstimos), além de um pequeno café.

Neste fim de semana, será exibido “Admirável Mundo Novo”, uma adaptação da obra de Aldous Huxley, às 15h e que, como em toda atividade realizada por lá, tem entrada gratuita. Desligue o Faustão (ou o Domingo Legal) e vá participar.

Centro de Cultura Social
Rua General Jardim, n° 253 – sala 22
Vila Buarque – SP
(próximo ao metrô República)

Apoio: Movimento Anarcopunk de São Paulo – MAP/SP

Acesse:
www.ccssp.org
www.anarcopunk.org

* Dados históricos retirados de Anarquistas: ética e antologia de existências

Um comentário:

Rebeca H. disse...

lu, to quase carente de suas infos exclusivas! cadê?
um bj grandão...